quarta-feira, 6 de julho de 2016

Por que você deve ser melhor?

 Você passa por uma situação constrangedora: é  humilhado na frente de muitas pessoas, seu rosto cora, seus olhos incham imediatamente cheio de lagrimas, seu estomago embrulha e suas mãos gelam. Naquele instante você se imagina como a pior pessoa do mundo, como se fosse criada uma classe de sub-humanos e no momento e você está em primeiro lugar da lista. Seu desejo é olhar e retrucar com seu pior argumento, ser “baixo”, falar tudo o que guardava, mas não fala, apenas retruca com alguns murmurinhos e sai do meio daquilo tudo. Não por ser fraco, não por não ser incapaz, mas por ser "melhor que aquilo tudo", você entra no banheiro, joga água no seu rosto, respira fundo e nota o seu rosto pálido, seguido de uma cara nada agradável, imagina tudo o que deveria ter feito e "foda-se" agir como uma pessoa "melhor", afinal não te leva a nada ser isso. 
 A solução não é levar desaforo para casa, não estou escrevendo para apresentar soluções. Mas precisamos notar uma sociedade amargamente sensível, pessoas que ofendem com facilidade, se irritam com facilidade, todos nós somos assim. Talvez se você procurar em sua memória não irá se lembrar de um momento em que você foi o agressor, em que você saiu de si e esse é o ponto, nós deixamos de ser nós mesmos muito fácil e esquecemos isso muito fácil, nos justificando com “ele mereceu “ou “ele começou” , como crianças mimadas num jardim de infância, enquanto apontamos o dedo e dizemos algo para aliviar a responsabilidade momentaneamente, mas ela está lá. 
 É necessario notar que levamos essa culpa em nossas costas, nós a acumulamos e a das pessoas próximas para despejarmos na primeira oportunidade, simplesmente nos dando o direito de ser réu e juiz, dizendo quem deve levar toda a carga emocional acumulada. 
 Acredito que estamos tão ocupados com assuntos “mais sérios” para notar o quanto estamos adoecendo essa sociedade, nós fazemos parte de tudo isso. Nós não lutamos para mudar o nosso dia, não lutamos para mudar o dia de alguém próximo, só não nos importamos com o bem-estar alheio, queremos sentar nos bancos de ônibus e tudo bem se uma senhora estiver de pé, “o banco dela é aquele ali da frente, o que eu tenho a ver com isso? ”, queremos dizer o quanto estamos preocupados com nosso futuro e ler uma grande solução em 5 linhas, afinal o vídeo que estou assistindo está esperando e eu já cansei de falar sobre tudo o que sinto em 10 segundos. Nós mesmos estamos criando barreiras que não conseguimos penetrar, estamos nos cercando dentro de nossas vontades e necessidades e esquecendo de agir como se existissem outros da nossa espécie dentro da nossa própria casa.
 Nós nos tornamos seres sem humanidade, sensíveis apenas na flor-da-pele, que nos irrita por qualquer motivo, apenas aquela vontade de não dar importância para o que importa para o outro, dizemos cada vez mais palavras frias para tentar amenizar situações que um simples abraço resolveria. Perdemos um pouco de nós todos os dias, perdemos um pouco da capacidade de ver felicidade nos outros cada vez mais de querer ver a felicidade nos outros cada vez mais.
Apenas olhar ao redor as vezes funciona, tente isso no seu dia, tente ser melhor, ser sensível da maneira mais benéfica. Tente ser realmente melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário